segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sopa De Pedra

Photobucket


A pedido dos meus seguidores aqui fica a receita da Sopa da Pedra de Almeirim e suas lendas.



As lendas à volta da sopa de pedra

Almeirim, terra alegre e convidativa, é conhecida pelo melão, pelo vinho, pelo pão e, claro, pela sopa de pedra.Venha à descoberta dos seus segredos. E acredite que há muitas histórias para contar.



Era uma vez um frade guloso e espertalhão, que andava no peditório. A certa altura chegou à porta de um lavrador, mas nesta casa não lhe quiseram dar nada. Descontente com a resposta, e com a barriga a dar horas, disse o frade àquela família:
- “Vou ver se faço um caldinho de pedra.”
Pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e analisou-a calmamente, como que a ver se era boa para o caldo. Na casa do lavrador todos se riram do disparate.
Disse o frade:
- “Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.”
- “Sempre queremos ver isso!” – responderam-lhe.
Foi o que o frade quis ouvir. Lavou a pedra e pediu:
- “Se me emprestassem aí um pucarinho... “
Assim foi. Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro. Prosseguiu:
- “Agora, se me deixassem estar a panelinha aí, ao pé das brasas... “
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, disse o frade:
- “Com um bocadinho de unto é que o caldo ficava um primor!“
E a família do lavrador foi buscar-lhe um bocado de unto. Aquela original mistura ferveu, ferveu e deixou cada vez mais pasmada a gente da casa.
O frade, provando o caldo:
- “Está um nadinha insosso. Precisava de uma pedrinha de sal.”
E o sal foi-lhe fornecido. O frade temperou, provou, e quando todos já estavam deliciados com o que viam, arriscou:
- “Ai! Um naquinho de chouriça é que lhe dava uma graça!... “
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. O caldo cheirava que era um regalo. O frade comeu, acompanhou com pão e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, lá estava a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:
- “Ó senhor frade, então a pedra?”
- “A pedra... lavo-a e levo-a comigo para outra vez!”

Trata-se de um conto tradicional português, recolhido por Teófilo Braga, que mostra como surgiu, segundo a tradição popular, a sopa de pedra


Uma variante da lenda da sopa de pedra


. Hoje, este conto anda de mãos dadas com uma história de família, que começou há cerca de 40 anos, no local onde se situa actualmente o restaurante O Toucinho.
Este local era antigamente uma mercearia. Os donos eram pessoas que gostavam muito de conviver e, a certa altura, começaram a convidar os fornecedores da mercearia para o almoço, para que não seguissem viagem de estômago vazio. Certo dia, o almoço era uma sopa escura, saborosa, mas sem
nome. Na semana seguinte, todos quiseram deliciar-se novamente com o saboroso manjar. Os donos já não sabiam que sopa era. Foi então que os convidados lembraram:
- “Era aquela sopa escura, que tinha uma cor parecida com a cor das pedras da rua.”
Hélia Costa, dona do restaurante O Toucinho, conta que o nome da sopa surgiu do facto de, antigamente, as ruas da zona serem todas de pedra muito escura. “Posteriormente, por graça, começámos a pôr a pedra na sopa.”
“Foi a minha avó, Mariana, que inventou a sopa de pedra.” Foi ela que há 40 anos fez o tal almoço, que tanto agradou aos convidados. Actualmente, com 91 anos de idade, D. Mariana levanta-se todos os dias às 5 da manhã, para pôr a panela ao lume.
Hélia Costa assegura que “esta sopa não faz mal a ninguém. Não tem nada de refogados.” Diariamente, o ritual é o mesmo. “A minha avó põe a panela ao lume, logo com o feijão no fundo. Depois a cebola, alho, um ramo grande de louro, o chispe devidamente salgado, a orelha de porco também salgada, o toucinho, uma quantidade boa de colorau, pimenta, um bocadinho de piri-piri e água. Depois põe a cozer.
A meio da cozedura põem-se os enchidos, o chouriço, a morcela e a farinheira. Não podem estar tanto tempo na panela, porque cozem muito mais depressa. Quando a carne está cozida, retira-se, corta-se tudo em pequenos pedaços e deixa-se o feijão cozer um bocadinho mais. Depois de cozido mistura-se a batata, rectificam-se os temperos de sal e piri-piri e está feito. No final, leva um molho de coentros picados.” De facto, parece simples a confecção deste verdadeiro pitéu. Mas existem segredos que não se contam. Hélia Costa afirma que hoje já se vê sopa de pedra em todo o lado, mas parte dela é adulterada, no que diz respeito à receita.
Histórias à parte, a verdadeira sopa de pedra come-se em Almeirim. É um prato saboroso, que constitui uma verdadeira refeição, apreciada por todos, de norte a sul do país e até mesmo do estrangeiro.


Para mais informações contacte o Posto de Turismo de Almeirim: 243 594 107


in "Info Lezíria do Tejo", Revista da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo




culinaria Pictures, Images and Photos


Sopa de Pedra


Photobucket

Ingredientes
2,5 l de água
1 kg de feijão vermelho
1 orelha de porco
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue (morcela)
200g de toucinho
2 cebolas
2 dentes de alho
700g de batatas
1 molho de coentros
Sal, louro e pimenta a gosto

Preparação
Ponha o feijão a demolhar de um dia para o outro.
De véspera, escalde e raspe a orelha de porco de modo a ficar bem limpa.
No próprio dia, leve o feijão a cozer em água, juntamente com a orelha, os enchidos, o toucinho, as cebolas, os dentes de alho e o louro. Tempere de sal e pimenta. Junte mais água, se for necessário.
Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos, tire-os do lume e corte-os em bocados. Junte, então, à panela as batatas, cortadas em cubinhos e os coentros bem picados.
Deixe ferver lentamente até a batata estar cozida. Tire a panela do lume e introduza as carnes previamente cortadas. No fundo da terrina onde vai servir a sopa coloque uma pedra bem lavada.
Photobucket

1 comentário:

  1. ahhhhhhhhhhhhhhhhhh carlos mto bem nhammmmmmmmmmmmmmmmmmmm e atentamente estive a ler a historia da sopa e é assim mesmo k eu a faço tb:)) salgo sempre a orelha e tb alguma carnita k me dê na gana de meter na sopa tb :)))

    destaco o restaurante "O TOUCINHO" EM ALMEIRIM COM SENDO O K FAZ A MELHOR SOPA DE PEDRA EM ALMEIRIM, SEGUIDO DO FORNO MAS NAO TAO BOA COMO A PRIMEIRA!!

    A ACOMPANHAR UM BOM VINHO DA QTA DA ALORNA;)))

    ResponderEliminar