quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A arte de escolher os alimentos

fr001a Pictures, Images and Photos


Escolher Alimentos
abacate - a casca deve ser um pouco firme ao tacto, a polpa deverá ter um tom verde junto à casca e o miolo deve ser amarelo.
alface - as folhas devem estar frescas e viçosas, nunca moles e murchas, nem muito menos manchas e cheias de insectos e pequenos furos.
ameixas - a sua época vai de Julho a Setembro. Escolha as ameixas que ser apresentarem mais maduras, sem deixarem de estar bem firmes, perfumadas, de pele lustrosa e seca, por vezes com um ligeiro pó esbranquiçado
ananás fresco - O ananás pode ser encontrado durante todo o ano, pois a maioria do que consumimos em Portugal é importado. Escolha ananases que estejam rijos e exalem um cheiro agradável. As folhas devem ser verdes e frescas. Não conserve o ananás no frigorífico, que faz com que a casca deste fruto tropical escureça.
beringelas - a época das beringelas vai de Maio a Outubro, mas hoje em dia poderá comprar beringelas importadas todo o ano. Escolha as mais rijas, com a pele bem brilhante e lisa e, sobretudo, sem manchas.
cabrito - consumido no nosso país sobretudo por altura da Páscoa, a carne do cabrito deve ter uma textura untuosa e macia, com músculos compactose firmes, gordura de cor o mais branca possível e cheiro suave e agradável.
cerejas - a sua época vai de Maio até Julho. Escolha as mais escuras, sinal de que estão mais maduras, mas firme ao tacto e com pé.
citrinos - os citrinos devem ser rijos, suaves e a sua casca deve estar limpa. Quanto mais pesados forem, melhor será a sua qualidade (normalmente citrinos muito grandes mas leves tem mais casca que polpa...)
favas em vagem - as favas frescas (em vagem) estão à venda entre Fevereiro e Junho. A cor das vagens deve ser verde e brilhante, sem manchas.
fiambre - existe fiambre de 2 tipos: da perna (patas traseiras) e da pá (patas dianteiras). A diferença reside mais no preço do que na qualidade, daí que seja quase indiferente escolher entre um e outro tipo. A sua cor deve ser rosa velho, e não muito vivo. Um tom cinzento ou esverdeado é sinal de que o fiambre não está nas melhores condições; fiambre húmido não é sinal de boa qualidade, muito pelo contrário.
grão de bico - a época mais proprícia para o consumo do grão de bico vai de Julho a Outubro. Escolha os grãos sólidos, não deformados, sem bicho, com uma cor castanho-clara ou amarelada
morango - o morango é um fruto de Primavera e de Verão que requer alguns cuidados na sua escolha: quanto maior é o morango, menos doce e saboroso; certifique-se de que a ponta não é branca, pois isso é sinal de que não está maduro; deve ter uma cor intensa, sem manchas nem sinais de podridão.
pêssego - os melhores pêssegos e colhidos mais recentemente têm a penugem da pele áspera, sem manchas e sem grandes diferenças de maturação ao longo do fruto.
ovos - existem várias categorias de ovos, sendo a classe A a melhor de todas, o que significa mais tempo de conservação, casca mais espessa e menos quebradiça e melhor qualidade no todo e nas utilizações.
sardinhas - a "época" da sardinha é entre Junho e Agosto. As sardinhas devem ter um suave cheiro a maresia e nunca a amoníaco, as guelras devem estar húmidas e vermelhas, os olhos transparentes e salientes.
solha - o peixe deve ter um aspecto fresco e a pele deve estar limpa, ter uma cor acastanhada com pintas laranja vivo, com a zona da barriga esbranquiçada. A pressionar a carne, estar deve estar firme. Os olhos não deverão ser nem vidrados, nem opacos mas antes brilhantes.
tomate - a época "alta" para a sua aquisição no nosso país vai de Junho a Setembro, embora o possa encontrar à venda todo o ano. O tomate de boa qualidade tem a pele lisa e esticada, sem manchas. Dependendo da preparação em que vai ser utilizado, poderá adquiri-lo mais verde ou mais maduro.
truta - deve ter um cheiro agradável, o corpo deve ser firme e brilhante, os olhos salientes e vivos e as

Sem comentários:

Enviar um comentário