segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bacalhau à Bràs

Bacalhau à Brás


Bacalhau Feast Pictures, Images and Photos

|

É um bacalhau desfiado feito numa frigideira com batata frita e cebola envolvido em ovo.

Ingredientes
bacalhau demolhado 600 g
batatas 1 kg
cebolas 3 und.
alho 2 dentes
ovos 6 und.
azeite 2 dl
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.
azeitonas pretas q.b.

1 Escalde o bacalhau, tire-lhe a pele e as espinhas. Coloque o bacalhau dentro de um pano e esfregue para o desfiar muito bem.
2 Descasque as batatas e corte-as em palha e frite-as em óleo, escorra sobre papel absorvente e reserve-as.
3 À parte, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as no azeite, retirando-as com uma espátula quando ficarem translúcidas. No mesmo azeite frite o bacalhau até ficar um pouco rijo. Depois misture tudo muito bem e retire do lume.
4 Bata os ovos temperando-os com sal e pimenta e junte-os ao preparado. Volte a levar ao lume, mexendo constantemente com uma espátula até os ovos coagularem, mas de modo a ficarem macios.
5 Sirva de imediato numa travessa aquecida, polvilhando com a salsa picada e decorando com azeitonas.





HISTÓRIA, DICAS E CURIOSIDADES
Diz-se que o nome bacalhau à brás tem origem num taberneiro do Bairro Alto de seu nome Braz e que decidiu misturar bacalhau desfiado com ovos mexidos e batatas fritas. Seja verdade ou não, o bacalhau à Brás ou à Braz é hoje um prato típico português muito apreciado e muito consumido em Portugal. Também em Macau é uma das receitas de bacalhau mais famosas, tendo-se tornado um prato muito popular entre macaenses, chineses e outros povos asiáticos.

Em alternativa, frite no mesmo azeite 1ºos dentes de alho retirando-os ainda pouco louros; de seguida as batatas (fritas ligeiramente), as cebolas e o bacalhau, retirando com uma espátula para o lado, à medida que vão fritando.

Sem comentários:

Enviar um comentário