quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pratos de Natal Por Regiôes e Tradiçôes

natal Pictures, Images and Photos





Pratos de Natal em portugal por regiôes e ilhas,com os seus doces e tradicôes.


Alentejo


Noutros tempos, o galo era o manjar escolhido para celebrar a Consoada. Hoje em dia, Come-se bacalhau cozido com couve, e no dia 25 de Dezembro, Peru recheado com carnes e enchidos alentejanos.
Para adoçar a boca, nada melhor do que azevias de grão ou batata doce, coscorões e carolo, que é um doce feito com bolinhas à base de massa de pão, canela e açúcar, que são cozinhadas no forno e servidas polvilhadas de açúcar.



Algarve

Ao contrário dos alentejanos, os algarvios não esqueceram o galo, embora tenha que competir com o bacalhau pelo lugar à mesa da Consoada. No almoço de Natal, come-se o peru recheado, assado no forno.
As empanadilhas (doce semelhante à azevia), as broas de milho, as rabanadas e as filhós adoçam a boca dos comensais, nesta altura do ano.


Açores


Nos Açores os pratos natalícios são diferentes dos que se comem no continente. A galinha é a estrela da quadra e é comida em canja, assada e guisada. Outras carnes, como a de porco e de vaca, também têm o seu lugar nas mesas da Consoada e do dia de Natal, neste arquipélago.
Os doces são variados e passam pelas rabanadas, os bolos secos e o arroz doce. Cada família faz o seu licor em casa e é costume visitar os vizinhos e provar as diferentes bebidas, conta o Serviço Portugês de Gastronomia e Hotelaria.

Madeira


No arquipélago da Madeira a quadra natalícia é celebrada de forma diferente. No dia 24 de Dezembro, comem-se espetadas e, no dia de Natal, o menu é constituído por carne em vinha-e-alhos (carne de porco cortada aos cubos temperada com vinho e alho) e canja de galinha.
No fim, não faltam vários licores e bolos, como o tradicional bolo de mel da Madeira, o bolo de noz ou de abóbora.

Entre Douro e Minho

No arquipélago da Madeira a quadra natalícia é celebrada de forma diferente. No dia 24 de Dezembro, comem-se espetadas e, no dia de Natal, o menu é constituído por carne em vinha-e-alhos (carne de porco cortada aos cubos temperada com vinho e alho) e canja de galinha.
No fim, não faltam vários licores e bolos, como o tradicional bolo de mel da Madeira, o bolo de noz ou de abóbora.


Tràs Os Montes E Alto Douro

A ementa da Consoada é semelhante à do Minho, o polvo e o bacalhau também são cozidos e servidos acompanhados por batatas cozidas e couve portuguesa.
Pela noite dentro, comem-se vários doces, como as passas e os frutos secos, as migas doces e as filhós de jerimú (abóbora-menina).
No almoço de Natal, predominam as carnes. A refeição começa com uma canja de galinha, seguida de um assado, que pode ser de peru, leitão, borrego ou porco.


Beiras

Nas Beiras, a Consoada é celebrada com uma refeição de bacalhau cozido com batatas e couve, com o cabrito assado no forno a suceder-lhe no dia de Natal, acompanhado por batatinhas assadas.
Os doces são variados, com as habituais rabanadas, os sonhos, as filhós do joelho (são tendidas no joelho, o que lhes dá uma forma única) e o bolo torto, que é confeccionado com a massa das filhós.


Estremadura




Na Estremadura o Natal tradicional passa pelo bacalhau acompanhado de batatas e couves cozidas na Consoada e o Cabrito assado no dia de Natal, com batatinhas.
As broas, feitas à base de batata doce, são presença constante nas mesas desta zona do país, acompanhadas pela aletria, as fatias douradas, as azevias e as filhós.

3 comentários:

  1. mt fixe gosto mt destas comidas

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpas, mas no Alentejo, pelo menos na zona onde resido, no distrito de Évora, não se come bacalhau com couve, na consoada. É verdade que, antigamente, no tempo dos nossos avós, o galo era a base da refeição, mas no dia 25 de dezembro. O galo era cozido e com o caldo fazia-se canja de arroz ou massa, ou então, sopa da panela. Os miúdos serviam para cabidela com ovos e a ave era assada no forno. Na véspera, come-se sopa de cação ( peixe da família dos esqualos/tubarões), pargo,dourada ou outro peixe do género, assado no forno, com batatas, postas de pescada fritas com esparregado. Após a missa de galo, faz-se a consoada, que no Alentejo se chama missadura, onde é costume comer carne de porco com ameijoas, febras ou entrecosto grelhados. As doçarias incluem, além das azevias, o arroz doce, as filhós enroladas, estendidas e de forma, as argolas e os nógados melados. O perú substitui hoje o galo mas é cozinhado da mesma forma.
    Espero ter ajudado.
    Alentejana de Estremoz

    ResponderEliminar