quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bacalhau de Consoada no forno com camarâo

Com a chegada do Natal, começam também uma série de rituais que marcam esta época do ano. As famílias reúnem-se, trocam-se prendas e a quadra é celebrada com pratos e doces especiais. A melhor toalha de mesa é cuidadosamente engomada, e escolhem-se os melhores pratos, copos e talheres para receberem os manjares típicos de cada região.
O bacalhau é, inegavelmente, o «rei» na cozinha portuguesa. E no Natal não é excepção, com vários pratos nos menus da consoada e do dia de Natal






Bacalhau de Consoada no forno com Camarão




Photobucket










É um bacalhau para a ceia da consoada, às postas, assado no forno com batatas, azeite, alhos, amêijoas, mexilhões, camarões e coentros. É acompanhado de esparregado ou grelos cozidos.


4 pess.
Ingredientes
bacalhau grosso demolhado 4 postas
alho 8 dentes
batatas pequenas 800 g
azeite 0.50 l
ameijoas 400 g
mexilhão 400 g
camarões médios 16 und.
coentros 1 ramo
sal e pimenta q.b.
Como fazer Bacalhau de Consoada no forno com Camarão
1 .Descasque os alhos e corte-os às lascas. Descasque as batatas deixe-as inteiras e lave-as. Escolha os coentros, lave e pique-os.
2 Cubra o fundo de uma assadeira com azeite, coloque o bacalhau e em cima deste os alhos. À volta, disponha as batatas e regue com o resto do azeite. Tempere as batatas com sal e pimenta e leve ao forno a assar.
3 Cinco minutos antes de acabar o assado do bacalhau junte os mariscos e regue com o próprio molho. Polvilhe com os coentros e deixe mais 5 minutos no forno. Sirva acompanhado de esparregado ou de grelos cozidos.

Sem comentários:

Publicar um comentário