terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bacalhau gratinado com grelhos

Photobucket

Bacalhau gratinado com grelos

Bacalhau cozido partido às lascas, alourado no forno, depois de estufado ligeiramente com grelos, azeite e alhos, coberto de molho bechamel com cenoura raspada. É acompanhado com batata cozida ou em puré.

Ingredientes
bacalhau demolhado 800 g
água de cozer o bacalhau 7.50 dl
grelos de couve 1 molho
alho 2 dentes
cenouras 2 und.
margarina 50 g
farinha 80 g
azeite 3 col. sopa
sal e pimenta q.b.

1 Coza o bacalhau durante 10 minutos e deixe-o arrefecer na mesma água. Depois retire as peles e espinhas ao bacalhau e parta-o às lascas. Reserve a água.
2 Enquanto isso, arranje e lave os grelos e ponha-os a cozer em água a ferver temperada com sal durante 10 minutos. Entretanto descasque a cenoura e os alhos.
3 Leve ao lume uma frigideira com o azeite e os alhos picados finamente, até alourar. Deite os grelos bem escorridos e picados e deixe cozinhar 2 minutos. Adicione as lascas de bacalhau, misture bem e coloque num pirex.
4 Leve um tacho ao lume com a manteiga, deixe derreter, junte a farinha e envolva. Acrescente, aos poucos, a água quente de cozer o bacalhau mexendo continuamente. Adicione a cenoura raspada na parte fina do raspador, tempere com pimenta e sal se for preciso. Deixe cozer, em lume brando, mais 5 minutos.
5 Deite o creme sobre o bacalhau que está no pirex e leve ao forno aquecido a 180º cerca de 20 minutos para alourar. Sirva bem quente acompanhado com batata cozida ou puré.

Sem comentários:

Publicar um comentário