terça-feira, 30 de março de 2010

FOLAR DA PASCOA

folar Pictures, Images and Photos

FOLAR DA PASCOA


Ingredientes:1 kg de farinha
• 30 gr de fermento de padeiro
• 1 dl de água morna
• 400 gr de açúcar
• 2 ovos
• 2,5 dl de leite quente
• 50 gr de manteiga
• sal
• raspa da casca de 2 limões
• ovos cozidos com casca de cebola
Confecção:

Peneira-se a farinha para uma tigela, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento esfarelado, que se rega com água morna.
Cobre-se o fermento com um pouco de farinha, envolve-se a tigela num pano de flanela ou cobertor e deixa-se levedar cerca de 15 minutos.
Depois, mistura-se a farinha com o fermento, juntam-se o açúcar, os ovos, um a um, mexendo sempre, e o leite morno, no qual se derreteu a manteiga, o sal e a raspa dos limões.
Amassa-se tudo vigorosa e longamente.
Abafa-se a massa novamente e deixa-se levedar perto de uma fonte de calor pelo o menos 2 horas.
Retira-se a massa em bocados, a que se dá uma forma redonda, dobra-se ao meio e, com os dedos passados por azeite, molda-se em forma de ferradura.
À medida que se vão tendendo, dispõem-se em tabuleiros, deixando os folares crescerem.
Na altura de irem ao forno, enterram-se os ovos cozidos na massa (um, dois, ou três por folar).
Levam-se a cozer em forno bem quente (220ºC) durante 15 a 20 minutos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Cabrito Assado No Forno

Cabrito Assado no Forno




Photobucket










Ingredientes:

alho: 4 dentes

batata: 500 gr

cabrito: 1

cebola: 4

colorau: 1 colher de chá

louro: 2 folhas

margarina: 125 gr

pimenta: q.b.

sal: q.b.

salsa: 1 ramo

toucinho: 100 gr

vinho branco: 2.5 dl

Preparação:
Arranje o cabrito e barre-o com a seguinte mistura: pique 2 cebolas, os alhos e o toucinho, e junte-lhes 50g de margarina, o colorau, 1 decilitro de vinho branco e tempere com sal grosso e pimenta. Forre uma assadeira com as restantes cebolas cortadas em rodelas, e sobre ela coloque o cabrito, assim como um ramo da salsa e o louro, e deixe ficar assim durante 24h em local fresco. No dia seguinte regue o cabrito com o restante vinho, disponha à volta as batatas cortadas em quartos e tempere com sal e pimenta. Espalhe o resto da margarina cortada aos bocados sobre o cabrito e as batatas e leve a assar ao forno, regando de vez em quando com o molho que se vai formando.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Bacalhau com broa à moda do MINHO-

Bacalhau com broa à moda do Minho

Prato de bacalhau do lombo, às postas, assado no forno e barrado com uma pasta de broa esfarelada amassada com azeite e alho. É acompanhado de batatas cozidas e grelos.
Photobucket

Ingredientes
bacalhau demolhado 4 postas
azeite 3 dl
alho 3 dentes
broa 300 g
pimenta q.b.

Retire a pele, e espinhas às postas de bacalhau e esfregue-as com 2 dentes de alho. Coloque-as numa assadeira de barro, regue-as com 2 dl de azeite e leve ao forno já aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos para assarem.
Entretanto, esfarele a broa e espalhe por cima 1 dente de alho picado. Polvilhe com pimenta e regue com o resto do azeite. Mexa para envolver todos os ingredientes.
Retire a assadeira do forno e cubra as postas de bacalhau com o preparado de broa. Leve novamente ao forno até a broa ficar dourada. Sirva sobre grelos de couve cozidos, acompanhado com batatas cozidas, tudo regado com o azeite do assado.


HISTÓRIA, DICAS E CURIOSIDADES
Esta receita de Migas de bacalhau, assim se chamava no Minho, está num livro de receitas e despesas do convento de Santa Clara de Caminha. Num livro de lavoura de Ponte de Lima está mencionada a mesma receita informando que as migas eram vendidas em tabernas e barracas em dias de feira.