sábado, 19 de dezembro de 2009

PERU DE NATAL RECHEADO

Feliz Natal Pictures, Images and Photos


O Natal é uma das festas preferidas de muita gente. Não só pelos presentes, mas também pelas comidas, que são saboreadas durante a noite do dia 24. Alguns comem frutas, outros bolos acompanhados de vinhodo Porto.
No entanto, o peru geralmente é o principal alimento da ceia natalina. Há vários modos de preparar um peru de natal, desde os mais sofisticados até os mais simples.
Veja abaixo uma receita de como fazer o tradicional peru de natal.
Photobucket



Receita de Peru de Natal


Ingredientes:
- 1 peru com 4 kg
- 150 g de carne de porco
- 150 g de fiambre
- 150 g de presunto
- 50 g de bacon
- 200 g de miolo de pão
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho
- 6 colheres de sopa de margarina
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de pickles
- 1 laranja
- 1 limão
- Vinho branco q.b.
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de cravinho
- 1 raminho de tomilho
- Fio de cozinha
- Sal, pimenta e salsa q.b.


Preparação:
Coloque o peru num recipiente e tempere-o com sal, sumo de laranja, sumo de limão, vinho branco, 1 pau de canela, 1 colher de chá de cravinho e 1 raminho de tomilho e deixe marinar durante 24 horas. Coza a cenoura e os ovos. Refogue a cebola e os alhos picados, numa colher de sopa de margarina. Adicione a cenoura cortada em pedacinhos. Coloque este preparado na picadora e junte a carne de porco, o fiambre, o presunto, o bacon, o miolo de pão, os pickles, os ovos e a salsa picada; triture e tempere com sal e pimenta. Recheie o peru com este preparado, ate-o com fio de cozinha e coloque-o num tabuleiro. Derreta a restante margarina e regue o peru com ela. Leve ao forno a 190º C, entre 3 e 4 horas. Antes de servir retire o fio de cozinha.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AZEVIAS DE GRÂO

natal Pictures, Images and Photos



Photobucket




Azevias de Grão


Ingredientes:
Para a massa:
1\2 kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de banha
sal refinado
1 colher de sopa de brandy
1 laranja grande
azeite para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Para o recheio:
1\2 litro de grão
1\2 kg de açúcar amarelo
2,5 dl de água
1 limão
1 colher de sopa de canela moída

Preparação:
Deite a farinha peneirada num alguidar, junte-lhe as gorduras amolecidas e um pouco de sal. Misture com as mãos até a gordura ser absorvida. Adicione o brandy, o sumo de laranja e as raspas das casca da mesma. Amasse e, aos poucos, acrescente água até obter uma massa tendível. Tape com um pano e reserve. Depois de demolhado de um dia para o outro, escorra o grão e esfregue-o com as mãos para soltar as peles. Lave várias vezes, retirando as peles. Coza o grão limpo até ficar macio. Escorra e reduza a puré. Prepare uma calda deixando ferver durante 10 minutos o açúcar, a água e a casca ralada do limão. Junte o polme de grão e a canela moída. Apure até o doce fazer estrada no fundo do tacho. Junte uma colher de sopa de sumo de limão e deixe arrefecer. Estenda a massa com um rolo sobre uma tábua enfarinhada. Corte em pedaços e, em cada um, deite uma colher de doce. Dobre a massa e recorte à volta. Frite as azevias em bastante azeite. Escorra o excesso de gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe com açúcar misturado com canela.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FRANCESINHA

kit cozinheiro Pictures, Images and Photos






RECEITA DAS FRANCESINHAS

Francesinhas Pictures, Images and Photos






Ingredientes (para 4 pessoas):
Molho:
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• 1 folha de louro
• 60 g de margarina
• 2 colheres de sopa de polpa de tomate
• 1 dl de vinho do porto
• 1 dl de vinho branco
• 1 colher de chá de piripiri
• 2 colheres de sobremesa de farinha
• sal qb
• 2.5 dl de caldo de carne Francesinha:
• 8 fatias de pão de forma
• 4 bifes
• 4 fatias de fiambre
• 4 fatias de queijo flamengo
Preparação:
Molho:
Pique as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com a folha de louro em metade da margarina.
Quando a cebola estiver loura junte a polpa de tomate e regue com o vinho branco e o vinho do porto.
Adicione o caldo de carne e tempere com o piripiri. Deixe ferver suavemente durante cerca de 15 minutos, polvilhe com a farinha e deixe engrossar, mexendo sempre para não pegar ao fundo. Retire o louro e mantenha o molho quente. Francesinhas:
Aqueça as fatias de pão de forma. Frite os bifes de ambos os lados na restante margarina.
Tempere com uma pitada de sal e coloque cada bife sobre uma fatia de pão de forma. Por cima, disponha uma fatia de fiambre e outra de queijo. Cubra com a outra fatia de pão e leve ao formo até o queijo estar derretido. Sirva as francesinhas regadas com o molho bem quente.









As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.
Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.
Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.
Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.
Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.
Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.
A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, (com variantes inclusivamente vegetarianas imagine-se) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.
A que patamar de popularidade nacional chegará esta receita será algo difícil de prever. Aquilo que de facto se pode dizer é que quem cá vem e prova, geralmente regressa.
Já inclusivamente houve um projecto de transformar a francesinha numa espécie de “pizza-hut” especializada, com entregas ao domicílio, projecto o qual parecia uma ideia fantástica, mas que não vingou, assim como a criação da cadeia de restaurantes “Francesinhas & Companhia”, que também já fechou as suas portas.
Poderá dizer-se que a francesinha pertence apenas aos restaurantes e cafés mais tradicionais do Porto ou sofrerá uma globalização ao país?
O futuro nunca se sabe, e uma coisa é certa: Cá estaremos nós a provar muitas e suculentas francesinhas, no restaurante ou em casa, no Porto ou em outro lado qualquer.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pratos de Natal Por Regiôes e Tradiçôes

natal Pictures, Images and Photos





Pratos de Natal em portugal por regiôes e ilhas,com os seus doces e tradicôes.


Alentejo


Noutros tempos, o galo era o manjar escolhido para celebrar a Consoada. Hoje em dia, Come-se bacalhau cozido com couve, e no dia 25 de Dezembro, Peru recheado com carnes e enchidos alentejanos.
Para adoçar a boca, nada melhor do que azevias de grão ou batata doce, coscorões e carolo, que é um doce feito com bolinhas à base de massa de pão, canela e açúcar, que são cozinhadas no forno e servidas polvilhadas de açúcar.



Algarve

Ao contrário dos alentejanos, os algarvios não esqueceram o galo, embora tenha que competir com o bacalhau pelo lugar à mesa da Consoada. No almoço de Natal, come-se o peru recheado, assado no forno.
As empanadilhas (doce semelhante à azevia), as broas de milho, as rabanadas e as filhós adoçam a boca dos comensais, nesta altura do ano.


Açores


Nos Açores os pratos natalícios são diferentes dos que se comem no continente. A galinha é a estrela da quadra e é comida em canja, assada e guisada. Outras carnes, como a de porco e de vaca, também têm o seu lugar nas mesas da Consoada e do dia de Natal, neste arquipélago.
Os doces são variados e passam pelas rabanadas, os bolos secos e o arroz doce. Cada família faz o seu licor em casa e é costume visitar os vizinhos e provar as diferentes bebidas, conta o Serviço Portugês de Gastronomia e Hotelaria.

Madeira


No arquipélago da Madeira a quadra natalícia é celebrada de forma diferente. No dia 24 de Dezembro, comem-se espetadas e, no dia de Natal, o menu é constituído por carne em vinha-e-alhos (carne de porco cortada aos cubos temperada com vinho e alho) e canja de galinha.
No fim, não faltam vários licores e bolos, como o tradicional bolo de mel da Madeira, o bolo de noz ou de abóbora.

Entre Douro e Minho

No arquipélago da Madeira a quadra natalícia é celebrada de forma diferente. No dia 24 de Dezembro, comem-se espetadas e, no dia de Natal, o menu é constituído por carne em vinha-e-alhos (carne de porco cortada aos cubos temperada com vinho e alho) e canja de galinha.
No fim, não faltam vários licores e bolos, como o tradicional bolo de mel da Madeira, o bolo de noz ou de abóbora.


Tràs Os Montes E Alto Douro

A ementa da Consoada é semelhante à do Minho, o polvo e o bacalhau também são cozidos e servidos acompanhados por batatas cozidas e couve portuguesa.
Pela noite dentro, comem-se vários doces, como as passas e os frutos secos, as migas doces e as filhós de jerimú (abóbora-menina).
No almoço de Natal, predominam as carnes. A refeição começa com uma canja de galinha, seguida de um assado, que pode ser de peru, leitão, borrego ou porco.


Beiras

Nas Beiras, a Consoada é celebrada com uma refeição de bacalhau cozido com batatas e couve, com o cabrito assado no forno a suceder-lhe no dia de Natal, acompanhado por batatinhas assadas.
Os doces são variados, com as habituais rabanadas, os sonhos, as filhós do joelho (são tendidas no joelho, o que lhes dá uma forma única) e o bolo torto, que é confeccionado com a massa das filhós.


Estremadura




Na Estremadura o Natal tradicional passa pelo bacalhau acompanhado de batatas e couves cozidas na Consoada e o Cabrito assado no dia de Natal, com batatinhas.
As broas, feitas à base de batata doce, são presença constante nas mesas desta zona do país, acompanhadas pela aletria, as fatias douradas, as azevias e as filhós.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bacalhau de Consoada no forno com camarâo

Com a chegada do Natal, começam também uma série de rituais que marcam esta época do ano. As famílias reúnem-se, trocam-se prendas e a quadra é celebrada com pratos e doces especiais. A melhor toalha de mesa é cuidadosamente engomada, e escolhem-se os melhores pratos, copos e talheres para receberem os manjares típicos de cada região.
O bacalhau é, inegavelmente, o «rei» na cozinha portuguesa. E no Natal não é excepção, com vários pratos nos menus da consoada e do dia de Natal






Bacalhau de Consoada no forno com Camarão




Photobucket










É um bacalhau para a ceia da consoada, às postas, assado no forno com batatas, azeite, alhos, amêijoas, mexilhões, camarões e coentros. É acompanhado de esparregado ou grelos cozidos.


4 pess.
Ingredientes
bacalhau grosso demolhado 4 postas
alho 8 dentes
batatas pequenas 800 g
azeite 0.50 l
ameijoas 400 g
mexilhão 400 g
camarões médios 16 und.
coentros 1 ramo
sal e pimenta q.b.
Como fazer Bacalhau de Consoada no forno com Camarão
1 .Descasque os alhos e corte-os às lascas. Descasque as batatas deixe-as inteiras e lave-as. Escolha os coentros, lave e pique-os.
2 Cubra o fundo de uma assadeira com azeite, coloque o bacalhau e em cima deste os alhos. À volta, disponha as batatas e regue com o resto do azeite. Tempere as batatas com sal e pimenta e leve ao forno a assar.
3 Cinco minutos antes de acabar o assado do bacalhau junte os mariscos e regue com o próprio molho. Polvilhe com os coentros e deixe mais 5 minutos no forno. Sirva acompanhado de esparregado ou de grelos cozidos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GIGOT D'AGNEAU- PERNIL DE CORDEIRO

gigot d'agneau Pictures, Images and Photos




GIGOT D’AGNEAU AVEC HARICOTS BLANCS

(Pernil de Cordeiro com Feijão Branco)

Ingredientes:
Para o Gigot:
• 1 pernil de cordeiro de mais ou menos 1,800 kg
• 1 colher de sopa de sal
• 1 colher de café de pimenta-do-reino branca, moída
• 1/2 colher de café de tomilho em pó
• 8 dentes de alho
• 1 colher de sopa de manteiga

Para o Feijão-Branco:
• 500g de feijão branco escolhido e lavado
• 3 colheres de sopa de manteiga
• 1 cebola grande picada
• 1/2 chávena de chá de vinho branco seco
• 4 tomates sem peles e sem sementes, cortados em quadrados de 1cm
• 1 dente de alho picado
• sal e pimenta-do-reino branca, moída, a gosto
• 400 g de cordeiro cortado em cubos de 2 cm

Preparação:
Gigot:
Limpe bem o pernil, retirando excessos de gordura e sebo. Retire também a glandûla que fica na perte de trás, perto do joelho. É mais fácil pedir ao açougueiro que tire essa glândula, que dá um gosto forte a carne. Misture o sal, a pimenta e o tomilho. Corte os dentes de alho em tirinhas finas. Com uma faca fina e afiada, faça pequenas incisões no pernil e vá colocando as tirinhas de alho. Esfregue muito bem a mistura de sal, pimenta e tomilho. Esquente o forno. Fogo médio (entre 180 e 200 C). Unte o pernil com a manteiga. Coloque o pernil na assadeira, de preferência sobre uma grelha e leve ao forno por 1 hora, para conseguir um pernil mal passado.
Feijão Branco:
Coloque o feijão de molho e deixe por várias horas. Pode-se colocar de molho na véspera. Cozinhe até que ele fique macio, perto de 1 a 2 horas, dependendo da qualidade do feijão. Esgote e reserve. Esquente 2 colheres de manteiga numa panela e frite rapidamente a cebola picada em fogo médio, até ficar transparente, mas sem mudar de cor. Acrescente o vinho e deixe reduzir até que sobrem apenas duas colheres de sopa de líquido. Junte os tomates, baixe o fogo, salgue e apimente e coloque o alho. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Acrescente o feijão e a manteiga restante, misture bem e deixe por mais 5 minutos no fogo. Verifique o tempero.


Modo de servir:
Retire o pernil do forno e coloque numa travessa pré-aquecida. É bom também providenciar pratos quentes para servir o cordeiro. Coe e coloque o suco do assado numa molheira, ao lado. Sirva o feijão branco numa travessa separada. Corte o pernil em fatias finas, à mesa.