segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pézinhos De Coentrada

urso cozinheiro Pictures, Images and Photos


Pézinhos de Coentrada


Photobucket




Ingredientes:
• 6 pés de porco
• sal
• 2 cebolas médias
• 4 dentes de alho
• 2 cenouras
• 2 colheres (sopa) de banha
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 1 chávena de caldo de carne
• pimenta
• coentros frescos
Confecção:
De véspera, salgue os pés de porco.
Deixe-os de molho durante algumas horas para retirar o excesso de sal.
Raspe-os com uma faca.
Escalde-os escorra-os e lave-os muito bem.
Coza-os, cobertos de água até ficarem macios.
Escorra e corte-os em pedaços grandes.
Numa caçarola, aqueça a banha e o azeite e refogue ligeiramente as cebolas e os dentes de alho picados e as cenouras cortadas em pedaços.
Quando a cebola começar a lourar, junte-lhe a farinha em chuva, mexendo bem.
Refogue e adicione o caldo de carne ou, na sua falta, a mesma porção da água de cozer os pés.
Deixe ferver e junte-lhe os pezinhos.
Rectifique o sal, tempere com piripiri e polvilhe com coentros picados.
Apure bem e, se achar necessário, junte um pouco de caldo.
Sirva quente sobre fatias de pão torrado.

O PRAZER DE COMER ALENTEJANO

Descobrir a gastronomia alentejana é seguramente um prazer. Inspirada na trilogia mediterrânea – pão, azeite e vinho – aliada à metalúrgica do ferro e à inserção da roda do oleiro, as comunidades que por aqui existiram associaram as ervas aromáticas aos outros produtos da terra e enraizaram a sua dieta alimentar. Ao longo dos tempos e com a mutação da agricultura, também a forma de comer se foi transformando e surge a arte culinária.


alentejo Pictures, Images and Photos

sábado, 21 de novembro de 2009

Comida portuguesa premiada em Nova Iorque

Photobucket




Comida portuguesa premiada em Nova Iorque







Uma chefe de cozinha portuguesa ganhou terça-feira a edição de Novembro do concurso "Chopped Chef" promovido pelo Food Network, o canal de televisão gastronómico mais conhecido dos Estados Unidos, com pratos de inspiração portuguesa.
Um gaspacho e um prato com chouriço valeram a Luísa Fernandes a vitória no concurso, que a chefe de cozinha quis aproveitar para divulgar a gastronomia portuguesa.
"Eu penso que a vitória não é minha, mas de nós todos, pois eu sou portuguesa e fico orgulhosa quando as pessoas conhecem a nossa comida", sublinhou Luísa Fernandes. "Por isso, nunca iria a um concurso destes se não fosse para fazer cozinha do nosso país", acrescentou.
Natural de Monte Real e a residir em Manhattan, Nova Iorque, há seis anos, a portuguesa confessou que ficou "em pânico" quando percebeu que tinha apenas "três pepinos, um pacote de bolacha de água e sal e um peito de peru" para confeccionar a entrada.
Mas a experiência desta chefe, que antes de se dedicar à cozinha foi enfermeira, permitiu-lhe ultrapassar os adversários. O seu prato com chouriço foi classificado por um dos elementos do júri como "espectacular" ao ponto de afirmar que nunca comera nada semelhante.
Os concorrentes trabalhavam numa cozinha onde era filmadas todas as fases da preparação dos pratos e podiam utilizar alguns condimentos e temperos mínimos existentes nas dispensas, apresentando o prato final a três júris que os iam provando e eliminando um a um até ficar o vencedor.
Luísa Fernandes diz que teve de improvisar muito nos dois primeiros pratos, pois não tinha grandes temperos ou ingredientes. Nas entradas, escolheu fazer um gaspacho e caramelizar o peru com mel. Para o prato principal, os três concorrentes dispunham de uma posta de bacalhau fresco, ananás e arroz. Luísa diz que encontrou na dispensa chouriço e grão e resolveu guisar tudo com batatas aos quadradinhos salteadas com queijo, ananás e anchovas.
Na sobremesa, o prato final que disputou com Dominick, o chefe adversário finalista, os dois tinham à disposição grãos de café, manga, massa de pastelaria e "rosewater". A chefe portuguesa optou por fazer um pastel Napoleão e espalhar os grãos de café com o caramelo no prato, o que impressionou o júri e lhe deu a vitória, depois de uma maratona de 80 minutos.
Para chegar à final do concurso, a chefe portuguesa teve que passar por um rigoroso processo de selecção. "Puseram-me numa sala com luzes e câmaras e disseram-me para eu falar 15 minutos".
A portuguesa agradou ao júri e foi uma das dezasseis escolhidas entre 2007 concorrentes."Para mim já foi uma vitória ficar nos dezasseis finalistas, mas melhor ainda foi ter ganho o concurso", disse. A vitória valeu-lhe, além de 60 minutos de fama - o tempo que demorou a transmissão do programa para todo o país - 10 mil dólares (6650 euros) e a possibilidade de disputar a finalíssima com todos os vencedores do “Chopped Chef” no próximo ano.
Luísa Fernandes é chefe no restaurante "Bairrada", de Long Island, a ilha ao lado de Manhattan.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PIPIS

Photobucket



Petisco muito apreciado e tipicamente Lisboeta, para comer ao fim da tarte

PIPIS



Ingredientes
Miudezas de frango: 1kg
Cebolas: 2
Alho: 2
Louro: 2 folhas
Azeite: 3 colheres (de sopa)
Colorau: 1 colher (de sopa)
Vinho branco: 1 dl
Sal, pimenta e piripiri a gosto
Preparação
As miudezas de frango devem ser muito nem lavados. Quanto às cebolas e ao alho, estes são picados, junta-se as miudezas e refoga-se por momentos no azeite. Rega-se a confecção com o vinho branco onde se juntou previamente o colorau. Tempera-se com sal, pimenta e o louro.
Fica a cozer durante algum tempo.
Pode juntar, se for a seu gosto, algumas gotas de piripiri.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SÂO MARTINHO (( MAGUSTO ))

castanhas Pictures, Images and Photos




Magusto (S. Martinho)
Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebem-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reuna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é o água pé... Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, "num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho! O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. O água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!"
marrons Pictures, Images and Photos

Como assar castanhas?

* Molham-se para que o sal lhes fique agarrado. * Dá-se um golpe em cada uma, antes de pôr o sal
* Para obter um sabor agradável põe-se um pouco de erva-doce.
* Colocam-se as castanhas num fogareiro (ou num tabuleiro) e deixa-se assar durante 15 minutos.

Faz-se acompanhar as castanhas com água-pé.
Coelho Bravo com Castanhas e Cogumelos




Sopa de Castanhas

Photobucket

Ingredientes:
Para 4 Pessoas
• 240 Gr - Castanhas
• 100 Gr - Banha de porco
• 500 Gr - Massa fina
• 2,0 Lt - Azeite
• Sal e Pimenta - Q.B.
Confecção:
Cozer as Castanhas em Água e Sal, até ficarem muito macias.
Temperar com a Banha e deixar ferver, durante 30 minutos.
Rectificar depois a quantidade de Água que ficou na panela, bem como o tempero.
Adicionar a Massa fina e temperar com Azeite, deixando cozinhar mais 10 minutos.
Servir bem quente.

domingo, 1 de novembro de 2009

Migas Alentejanas Com Carne De Porco

las migas Pictures, Images and Photos








Migas Alentejanas com Carne de Porco








Ingredientes:
• 250 gr carne de porco entremeada ;
• 100 gr toucinho (fatias finas) ;
• 350 gr pão branco ;
• Massa de Pimentão ;
• 3 dentes de alho esborrachados ;
• Água q.b. ;
• Sal q.b.

Confecção:
Corta-se a carne em pedacinhos miúdos, temperando com sal, alhos e a massa de pimentão.
Deixa-se ficar durante 1 hora remexendo-os de vez em quando.
Derrete-se o toucinho em lume brando, retirando em seguida e deitando-se a carne com os temperos.
Vai-se fritando em lume brando, mexendo de vez em quando, até ficar loura e guarda-se em sítio quente.
Deita-se água a ferver no tacho, mete-se dentro o pão, cortado em fatias muito delgadas, tempera-se com sal e deixa-se ferver em lume brando mexendo sempre até enxugar.
Vai-se sacudindo o tacho e dando voltas ao pão para ficar como um bolo, com uma capa levemente dourada.
Servem-se as migas rodeadas com a carne frita.

'' ALENTEJANO MACHO '' Pictures, Images and Photos